“E disse o Senhor: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.”
Gênesis 11:6
Em Genesis capitulo 11 encontramos um dos maiores segredos para se construir torres fortes. Após o dilúvio, (provavelmente os descendentes de Noé) o povo partiu do oriente para uma terra chamada Sinear ou Sinar com intuito de construírem uma cidade e uma torre. É importante salientar que tal povo tinha uma única língua e fala e quando se tratava de construção, um único propósito.
Certo dia Deus em sua trindade desceu do céu para observar o povo e viu que estavam construindo a torre com um único propósito, este, de construí-la até tocar o céu. Ao ver aquilo Deus deu testemunho dizendo que não haveria restrição nenhuma para aquilo que estavam construindo. Diante disto, confundiu a língua dos mesmos e a construção fora interditada pelas brigas que começaram a acontecer.
O interessante nesta história, é que Deus frisa que não haveria restrição para aquilo que o povo estava fazendo, pois tinham um único propósito, língua e fala. Outro ponto importante é que, Deus só não deixou que eles prosseguissem a construção porque o propósito (uma torre que tocasse o céu) deles não era condizente com o propósito de Deus
Alguns segredos podem ser apontados neste contexto e que servem de auxilio a grupos de pessoas que estão envolvidas em prol da obra de Deus. Vou descrevê-los abaixo:
1° Torres fortes só podem ser concretizadas quando todos que trabalham nela possuem um único sentimento ou propósito e quando falam a mesma língua.
2° Não haverá restrição nenhuma para um grupo que fala a mesma língua e que possuem um mesmo propósito.
3° Para que a torre seja finalizada é necessário que o propósito daqueles que estão envolvidos na construção, seja o mesmo propósito de Deus.
4° Duas ou mais línguas em uma mesma construção provoca divisão, discórdia, intriga.
5° A Unidade é a arma que faz com que torres sejam construídas e que estas se mantenham. Sem unidade, nossas torres não passam do alicerce, se é que conseguimos construí-lo.
Palavra aos Jovens: “Um grupo Forte não é aquele que possui vários indivíduos com dons específicos trabalhando em prol de seus objetivos individuais. Um grupo forte é sim, aquele que possui vários indivíduos com dons específicos unidos em prol do objetivo de todos. A minha torre também é sua, basta somente cada um colocar o seu tijolo. Seu tijolo é seu dom! Use-o para construir a torre do seu grupo” (Autor: ROSA, Everton Souza)