Isaque era filho de Abraão, casou-se com Rebeca, porém a mesma não podia ter filhos, sendo assim este angustiado em vê-la sofrendo, clamou a Deus que lhe concedesse um filho. Dentro de algum tempo Rebeca, sua esposa, ficou grávida, todavia o período gestativo fora de extrema dificuldade, pois havia gêmeos em seu ventre e estes brigavam entre si. Rebeca temerosa e sem saber o que acontecia, pediu a Deus que lhe esclarecesse o que estava acontecendo, pois já não agüentava mais tanto sofrimento. Deus em resposta, explicou a jovem mulher que havia em seu ventre dois meninos, e que ambos seriam grandes nações, só que o menino menor governaria sobre o maior. Rebeca guardou essas palavras no coração e depois de alguns meses deu a luz à meninos belíssimos. O primeiro fora Esaú, em seguida Jacó que veio grudado nas perninhas do irmão. (ai que bunitinhu ...kkkkkk). Pela promessa divina Jacó deveria governar sobre Esaú, porem seus pais, Isaque e Rebeca não acreditavam na promessa que havia sobre ele, sabe por quê? Porque colocaram o nome daquele menino de Jacó. Sabe o que significa Jacó? Enganador! Seus pais haviam lançado sobre aquele menino uma palavra de maldição o chamando de enganador. Imagino paro pra me perguntar. Como que Jacó vivia no meio da sociedade de sua época? Pensou eu que ia para o colégio, e as criancinhas apontavam pra ele dizendo: "Lá vai o enganador". Seus vizinhos olhavam para aquela criança e diziam:" Este nunca, vai dar nada na vida, ele é um enganador". Eu gosto de pensar, que Jacó deixou criar dentro de si uma grande lacuna, porque seus pais o haviam chamado daquele jeito. Ele cresceu sendo chamado de enganador, de usurpador. Você leitor, pense comigo, se você crescesse em uma família em que seus pais olhassem para você e dissessem que você nunca ia dar nada, porque era enganador. Pense você moça ou moço, chegando ao trabalho ou no colégio e as pessoas ao seu redor apontado pra você dizendo: "Ali vai um enganador".Existem muitos pais hoje que lançam palavras de maldição sobre seus filhos, dizendo que estes nunca vão dar nada na vida, frisando que estes são malditos e tantas outras coisas. E os filhos? AAAAAA eles se escondem atrás desta lacuna, expondo suas tristezas se trancando num quarto, ou sendo rebeldes e explosivos. Sabe por que falo isso? Porque um dia fui Jacó. Certo dia, arteiro como era quando pequeno, fiz uma safadeza. Meu pai diante disto, não conhecendo a Jesus, me lançou uma palavra de Maldição, e disse:" Este menino nunca vai dar nada na vida". Como filho, me senti a pior pessoa do mundo. Senti que minhas forças se acabaram ali e por muitas vezes pensei em me vingar do meu pai, e outras pensei que nunca seria nada realmente. Você pai que lê neste momento, saiba que suas palavras têm poder. O que você lançar sobre seus filhos, ficará por anos martirizando-os, cuidado! Por anos pensei que nunca seria nada realmente, mas conheci Jesus e ele mudou minha história.
Jacó, com certeza assim como eu carregou por anos o fardo de ser chamado de enganador e de tanto que o chamavam assim, começou a se aceitar como tal. Quando já era Jovem enganou seu próprio Pai e fugiu de Casa. Sabe por que existem muitos filhos nas drogas, perdidos, ou até mesmo depressivos, porque aceitaram em sua vida aquilo que seus pais lançaram no passado. Jacó por um tempo aceitou o nome de enganador, tanto que passou a enganar e por um momento quis ser parecido com seu irmão Esaú, requerendo o direito de primogenitura. Hoje, muitos por causa da maldição que lançaram sobre suas vidas, passaram a aceitá-las e mais, tornaram-se diferentes porque querem ser iguais aos outros. As pessoas falavam que Jacó era enganador, por um tempo ele queria ser Esaú, mas Deus quis que ele fosse Israel.
Já na alva luz do dia, Jacó estava voltando para sua casa depois de vinte anos longe de sua terra e em um vale chamado Jaboque, viu um Homem diferente de todos que já havia visto antes. Naquele momento percebeu que era um anjo de Deus e o agarrou. Diz à história que até ao raiar do dia, Jacó e o anjo se brigavam, porém o homem vendo que o enganador não o soltava perguntou-lhe seu nome. Jacó respondeu quem sabe com a voz travada: "meu nome é Jacó". O anjo olhou pra ele e disse: "A Partir de hoje não chamarás mais Jacó, mas Israel, pois como príncipe lutaste com Deus." Deus mudou a trajetória de vida de Jacó. A partir do momento em que ele saiu do vale, todos viram que Jacó não era mais enganador e sim um príncipe que luta com Deus.
Talvez lançaram sobre você uma palavra de desânimo, maldição e você até aceitou isso para sua vida, mas quero dizer que não é isso que Deus têm pra você. Quem sabe você não se sente amado por aqueles que te rodeiam, todavia existe um Deus no céu que te ama. Todos na terra podem estar dizendo que você é um Jacó, mas eu quero te dizer que não. Você é um príncipe, ou princesa. E Sabe por que considero você assim? Porque ninguém pode apagar aquilo que Deus escreveu. Jacó no fundo sabia que ele era príncipe, mas a sociedade durante toda sua vida fez pensar que era Jacó, até mesmo seus pais. Você não é Jacó, és um príncipe ou princesa. Não aceite a derrota, não aceite te chamarem de enganador. Não deixe que a sua família, seus amigos, seus colegas da faculdade ou do colégio, dizerem para você que não és importante e que tudo aquilo que você planeja não da certo, pois você não é Jacó e sim Israel. Glória Deus por isso.
Se você que acabou de Ler se sente um Jacó siga os passos abaixo.
Ore Comigo. Deus por muito tempo as pessoas me disseram que eu era Jacó e destas tantas vezes cheguei a imaginar que eu era realmente aquilo que me diziam quem era. Confesso Deus que outrora também quis ser Esaú, ou seja, parecido com outras pessoas, desejei ser igual a eles, porém Senhor aprendi hoje, que sou Israel, um príncipe, que luta pelos seus objetivos. Te peço oh Deus que todas as palavras que foram lançadas sobre a minha vida, caiam por terra, que sejam quebradas, pois tenho certeza que não sou Jacó e nem Esaú, sou e sempre serei Israel. Amém!
Autor: Everton Souza da Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário